Tite Campanella lidera pesquisa para Prefeitura de São Caetano com 45% das intenções de votos
*FONTE, TEXTO E REPORTAGEM DO DIÁRIO DO GRANDE ABC: Tite Campanella (PL), pré-candidato indicado pelo prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSD), a sucedê-lo no Palácio da Cerâmica, lidera com folga a corrida eleitoral no município a pouco mais de dois meses do pleito.
É o que mostra levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do Diário.
No cenário estimulado, no qual o pesquisador apresenta ao eleitor um disco com os nomes dos concorrentes, o vereador governista aparece com 45,0% das intenções de voto, contra 28.3% de seu principal adversário, o oposicionista Fabio Palacio (Podemos).
Na sequência aparecem o professor Rafinha Bastos (Psol), com 7,6% das menções, e o ex-deputado federal Jair Meneguelli (PT), com 3,6%. Disseram que não escolheriam nenhum, optariam pelo branco ou anulariam o voto 9,2% dos entrevistados. Outros 6,2% disseram não saber ou não responderam.
A diferença entre Tite Campanella e Fabio Palacio supera a margem de erro da pesquisa, que é de 3,9 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Como foi realizada entre os dias 26 e 29 deste mês, houve pouco tempo para a pesquisa captar o apoio do empresário Mario Bohm (Novo) ao projeto de Palacio. No dia 23, o político anunciou a desistência da pré-candidatura para aderir ao projeto do ex-vereador.
Em outro cenário estimulado, sem Tite Campanella e com a presença, em seu lugar, da ex-secretária de Saúde Regina Maura Zetone (PSD) – que tinha preferência de Auricchio para encabeçar a chapa –, Fabio Palacio lidera as intenções de voto com 38,0%, seguido pela pessedista, com 27,4%. Depois aparecem Professor Rafinha, com 8,9%, e Jair Meneguelli, com 4,5%. Brancos, nulos ou eleitores que disseram não votar em nenhum somaram 13,6%. Não souberam ou não quiseram responder 7,4% dos entrevistados.
Na pesquisa espontânea, quando os agentes do Paraná Pesquisas se limitam a questionar o eleitor sobre em quem votaria se o pleito fosse hoje, mas não apresentam nomes, Tite Campanella soma 18,3% das intenções de voto, contra 9,1% de Fabio Palacio. Auricchio – que cumpre seu segundo mandato seguido e, por isso, não pode concorrer à reeleição – soma 2,6%. Na sequência aparecem Regina Maura (1,4%), Professor Rafinha (1,2%) e Jair Meneguelli (0,3%). Outros nomes somam 1,2%. Brancos, nulos ou eleitores que disseram não votar em nenhum foram 6,5%. Não souberam ou não quiseram responder 59,4% dos entrevistados, o que sugere elevado grau de desinteresse na eleição.
O instituto também quis saber qual é o pré-candidato mais rejeitado do eleitor são-caetanense. Regina Maura – que será postulante a vice na chapa a ser encabeçada por Tite – aparece na liderança, com 25,5% das citações. Jair Meneguelli vem em segundo, com 24,8%. Fabio Palacio tem 20,9%, Tite Campanella acumula 17,9% e Professor Rafinha soma 14,4%. Disseram que poderiam votar em todos eles 6,7% dos entrevistados. Outros 15,6% não souberam ou não quiseram responder.
ESTRATIFICAÇÃO
Tite Campanella é o líder das intenções de voto entre homens (com 48,5%), mulheres (42,1%), em todas as faixas etárias (variando entre 34,8% e 51,4%) e entre eleitores dos ensinos fundamental (43,3%), médio (48,0%) e superior (43,2%).
O instituto ouviu 660 eleitores de São Caetano. Cerca de 20% dos questionários foram auditados. O grau de confiança dos resultados é de 95%. Contratada pelo Diário, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código SP-03649/2024.
*LEIA A REPORTAGEM COMPLETA DO DGABC: CLIQUE AQUI!
- Fonte: DGABC
- Foto: Redes Sociais Tite Campanella
CADASTRE-SE! Receba Notícias, Informações, Dicas e Novidades sobre São Caetano do Sul.