São Caetano mostra resiliência após Tempestade nesta quinta-feira
Em poucas horas, São Caetano do Sul voltou à normalidade graças a um trabalho integrado e multissecretarial da Prefeitura.
A cidade foi uma das mais atingidas pela tempestade do fim de tarde de quinta-feira (7/2), mas ação ágil de equipes de vários departamentos permitiu que o município amanhecesse nesta sexta-feira (8/2) com impactos minimizados.
Segundo dados da Defesa Civil, São Caetano registrou 60 mm de chuva, com granizo, e ventos que alcançaram 85 km/h.
Houve pontos de alagamento, com escoamento rápido do acumulado das chuvas. Foram oito quedas de árvores, com trabalhos de remoção já iniciados na noite de quinta-feira.
A agilidade foi possível graças à integração das equipes da Defesa Civil, Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), GCM (Guarda Civil Municipal) e CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que integram o Comitê de Resiliência e Eventos Climáticos Extremos.
A resiliência de São Caetano com relação aos impactos das adversidades climáticas não acontece só por atuação pós-chuvas.
Há um planejamento intenso e anual de manutenção da cidade, com limpezas de bocas de lobo, poda regular de árvores e campanha de conscientização para o descarte regular e correto do lixo.
Outra frente é o investimento em obras de combate às enchentes. O ReFundação, maior pacote de intervenções antienchentes da história de São Caetano, entra em 2025 com previsão de execução de ações na ordem de R$ 100 milhões – embora a maior parte do conjunto de obras esteja concentrada no Bairro Fundação, que historicamente sofre com cheias, há intervenções em toda a cidade.
Também está em curso a construção do Piscinão Jaboticabal, que fica na divisa entre São Caetano, São Bernardo e São Paulo.
Com capacidade de armazenamento de 900 mil metros cúbicos de água, o reservatório vai beneficiar bairros que reúnem 42% dos moradores de São Caetano.
ACOMPANHAMENTO
Os moradores que registrarem alguma ocorrência devido às chuvas podem entrar em contato com o canal oficial do CGE pelo telefone 0800 7000 156, que funciona 24 horas por dia, acompanhar os informativos por meio das redes sociais da Prefeitura de São Caetano e do CGE e podem também habilitar o celular para receberem o alerta emitido pelo Governo do Estado por meio da tecnologia CellBroadcast.
- Fonte, foto e texto: PMSCS
CADASTRE-SE! Receba Notícias, Informações, Dicas e Novidades sobre São Caetano do Sul.