Olímpico
MAPAS (google)
FOTOS ANTIGAS
HISTÓRIA
Com mais de 22 quilômetros de ruas curvas, em razão das irregularidades do terreno, o Bairro Olímpico faz fronteira com os bairros Santa Maria e Barcelona pelas alamedas São Caetano e Conde de Porto Alegre. A Rua São Paulo é o seu limite com o Bairro Santa Paula e a Rua Sílvia, com o Bairro Boa Vista. As fronteiras com o Bairro Oswaldo Cruz são a Avenida Vital Brasil e uma linha imaginária entre a Rua Ingá e a Avenida Paraíso.
O Bairro Olímpico é um dos maiores da cidade em extensão territorial e compõe-se de uma parte alta e de um fundo de vale, cortado pelo Córrego do Moinho, onde hoje é a Avenida Presidente Kennedy.
A urbanização da localidade começou por volta de 1950. Nessa época, era chamada de Monte Alegre Novo. Por influência do famoso livro Morro dos Ventos Uivantes e em virtude dos fortes ventos, este era o nome do descampado onde se construiu o Estádio Municipal Anacleto Campanella, em 1954. O complexo esportivo acabou tendo influência na mudança de nome do bairro que, primeiramente, era chamado de Vila Olímpica, e que, em 1968, recebeu a denominação atual (o que se justifica, uma vez que grande parte das obras e equipamentos esportivos da cidade se encontra na região).
Antes de 1950, existiam ali três loteamentos: Vila Ressaca, Vila Camila e Vila Monte Alegre. A Vila Ressaca, que se estendia parcialmente pelo Bairro Barcelona, foi aberta por José e Jorge Kuprich. A Vila Camila era propriedade de Adolpho Thiele e a Monte Alegre pertencia a José Ganger, Gisela Heinsfurter e Stefan Gutman.
Na antiga chácara do Dr. Souza Voto – uma reserva ecológica existente entre a Alameda Conde de Porto Alegre e a Avenida Presidente Kennedy – funcionava um clube de elite que se dedicava à prática de tiro ao alvo. Nos anos 1960, a área foi desapropriada e ali foram instalados uma escola estadual (atual EMEF Eda Mantoanelli), um teatro (Teatro Paulo Machado de Carvalho), uma praça, uma escola para pessoas com deficiência (Fundação Municipal Anne Sulivan), a antiga sede da APAE e um parque para a recreação infantil (Cidade das Crianças). Em 1965, a parte mais elevada da área, próxima ao estádio, entrou em fase de expansão e urbanização, processo que se estende até os dias de hoje.
Fonte e Fotos Antigas: Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul