Notícias

Roubos de Veículos caem em São Caetano do Sul

Os principais desafios das forças de Segurança em São Caetano do Sul registram constantes e vertiginosas quedas desde que o prefeito Paulo Pinheiro lançou o Programa Cidade Segura (ousado pacote de 16 ações no setor), em abril de 2014. Na comparação de setembro de 2013 (antes das iniciativas entrarem em vigor) com o mesmo mês deste ano, os roubos de veículos despencaram 63,8% (de 80 para 29 casos).

Os furtos de veículos também recuaram para menos da metade: 55,3% (de 67 para 30). Os números são da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O levantamento do órgão estadual mostra ainda que todos os crimes contra o patrimônio caíram em São Caetano no período. Além das ocorrências envolvendo veículos, os roubos de outros bens ou pertences diminuíram 17,8% (de 118 casos 97) e os furtos retraíram de 136 para 133.

Na comparação de setembro de 2015 com o mesmo mês de 2014 (quando o Programa Cidade Segura ainda estava em fase de consolidação), também há queda em todos os índices. O furto de veículos despencou 53,9% (de 65 casos para 30); o roubo de veículos recuou 29,5% (de 36 para 29); o furto de outros bens ou pertences retraiu 26,5% (de 186 para 133) e o roubo teve variação negativa de 4% (de 101 para 97).

“Os números comprovam o que já sentimos nas ruas. Com planejamento, programas estratégicos e coragem, conseguimos reduzir consideravelmente a violência em São Caetano”, afirma Paulo Pinheiro, ao considerar o Cidade Segura um divisor de águas no setor. “Mas não descansaremos enquanto não reduzirmos ainda mais estes índices.”

Em 2012, 30% da população apontou a Segurança como o maior problema de São Caetano do Sul. Agora a realidade é outra. Com a ousadia, coragem e inovação inseridas no Programa Cidade Segura, a Prefeitura assumiu o protagonismo no combate ao crime, apesar de esta ser uma responsabilidade constitucional do Estado.

O Cidade Segura concentra o maior pacote de investimentos da história da cidade na Segurança. São obras, aparelhamento e execução de programas estratégicos. Uma engrenagem formada para combater os criminosos de forma enérgica e proteger os moradores de São Caetano de forma integral.

Entre os 16 itens estão a ampliação dos efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar. Neles a Prefeitura paga para que guardas e policiais atuem em dias de folga, respectivamente. Outro destaque é a renovação e ampliação da frota da GCM, que em agosto passou de 37 viaturas com pelo menos cinco anos de uso para 50 zero-quilômetro.


Fonte: PMSCS