Pizzaria Brasil foi a 1ª em São Caetano (1939)
Erdonio Magri ninguém conheceu. Mas do Buti seguramente todo mundo se lembra. Ele foi um dos personagens que contribuíram para o progresso e o desenvolvimento da cidade, principalmente na área gastronômica.
Sua paixão era o ramo gastronômico, e assim montou a primeira pizzaria de São Caetano, por volta de 1939, na Rua Baraldi com a Rua Paraíba: Bar e Pizzaria Brasil.
Neste estabelecimento ele aprimorou o que havia aprendido na Itália, quer na trattoria de seu pai, quer no exército italiano, e começou a fazer pizzas napolitanas – somente de dois tipos: mussarela e aliche.
Recebia em seu restaurante membros de famílias tradicionais da cidade, além de diretores e torcedores do São Caetano Esporte Clube em dia de jogos ou treinos.
Nessas ocasiões, o Buti, como bom italiano, gostava de cantar músicas de seu tenor predileto, seu conterrâneo Carlo Buti – daí ter adquirido este apelido, pelo qual ficou conhecido na cidade inteira.
Como ele era alegre, brincalhão, boêmio e extrovertido, ao contrário de sua esposa que era muito severa, foi adquirindo amizade com membros de outras colônias, e assim sua fama se estendeu à cidade toda.
Ficava mais contente quando seu time de coração, o Palestra Itália, vencia seus adversários.
O Buti faleceu em 26 de Abril de 1989, com 83 anos, e até pouco antes da morte trabalhava em seu restaurante na Rua Major Carlo Del Prete, 104.
O Buti trouxe para a cidade as pizzas napolitanas, tendo sido pioneiro nesse campo, e deixou como seguidores os irmãos Lucchesi, a Adega do Paco, o Armando Orlando e o Girolano Ceschin (do Bar do Momi), gente que ajudou a difundir o gosto pela pizza em São Caetano.
*Obs.: Atualmente a pizzaria está fechada.
– Fonte e foto: Revista Raízes / Fundação Pró-Memória de São Caetano
– Foto do Sr “Buti” e esposa: Familia Magli
COMPARTILHE: