Hospital São Luiz São Caetano passa a contar com Cirurgia Robótica
O Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano realizará, a partir deste mês, cirurgias robóticas, técnica inédita no município.
Com o Robô Da Vinci SI, a unidade, que pertence a Rede D’Or, realizará cirurgias de diferentes complexidades, nas especialidades de Ginecologia, Urologia, Cirurgia Geral, entre outras.
Com 23 centros automatizados, a rede D’Or forma o mais avançado parque de cirurgia robótica da América Latina.
A Cirurgia Robótica é um procedimento minimamente invasivo onde o cirurgião comanda braços robóticos que, por meio de pequenas incisões, insere instrumentos e uma câmera no corpo do paciente.
O equipamento proporciona mais precisão e controle dos instrumentos em relação à técnica padrão, que conta ainda com uma visão 3D de alta definição da área cirúrgica.
Entre os principais benefícios da cirurgia robótica estão redução das dores e complicações no pós-operatório, menor sangramento, recuperação mais rápida e menor tempo de internação.
O primeiro procedimento do São Luiz São Caetano está agendado para o dia 24, em um paciente do sexo masculino, de 60 anos, com câncer de próstata.
“A amplificação da imagem e o movimento mais preciso das pinças, associados à visão de alta qualidade fornecida pelo sistema robótico serão fundamentais para a cura do câncer com ótima preservação das funções urinária e sexual”, enfatiza Dr. Marcos Tobias Machado, urologista do São Luiz São Caetano.
Ao longo de sua trajetória, a unidade preza pela qualidade técnica e assistencial, com cuidado humanizado e centrado no paciente. No ano passado, conquistou a Joint Commission International (JCI), uma das principais certificações internacionais de qualidade.
“A oferta da cirurgia robótica para os nossos pacientes é mais um investimento importante do São Luiz para levar um atendimento seguro e de qualidade, com que o há de mais moderno na medicina para os cidadãos do ABC”, destaca Michele Batista, diretora Geral.
ESTRUTURA
O Robô Da Vinci SI do São Luiz São Caetano foi instalado em uma sala inteligente de 59 m², totalmente adaptada com a infraestrutura necessária para robótica.
“Além do equipamento em si, temos o console que comanda o robô e uma lavadora específica para limpeza e desinfecção das pinças”, explica Murilo Porto, supervisor de engenharia clínica.
A unidade também realizou o treinamento e capacitação das equipes técnicas, assistenciais e médicas. “Os cirurgiões precisam ter a capacitação e a certificação para fazer a cirurgia por meio do robô”, destaca Murilo.
- Fotos: Divulgação / Agência VFR Comunicação
- Fonte e texto: Agência VFR Comunicação
CADASTRE-SE! Receba Notícias, Informações, Dicas e Novidades sobre São Caetano do Sul.