Festival de Bandas e Fanfarras neste fim de semana em São Caetano
Neste fim de semana (2 e 3/11), a partir das 10h, o Ginásio Milton Feijão (Avenida Walter Thomé, 64, Bairro Olímpico) receberá a XIV edição do Festival de Bandas e Fanfarras.
O evento é gratuito e tem como objetivo promover a cultura das Bandas e Fanfarras no município, estimulando o ensino da música e coreografia.
Serão 20 corporações musicais envolvidas, com aproximadamente 1.000 alunos participantes – estima-se que o público atinja 7 mil pessoas.
Em 2019, o programa iniciou junto com o ano letivo, o que foi de extrema relevância cultural, uma vez que desde fevereiro os alunos da Rede Municipal de Ensino participam de aulas de música e dança gratuitamente.
BAMASCS
Em 2018, houve a retomada da Bamascs (Banda Marcial Municipal), que tem como principal finalidade representar o município em solenidades oficiais, bem como participar de competições do meio específico de bandas e fanfarras e apresentações dentro e fora do Município.
A partir de 2019, a Bamascs passou a contar com dois novos polos, Polo Cerâmica, e polo Nova Gerty, além do Polo Centro, localizado na Estação Cultura.
Os alunos que se destacam nas corporações do Programa são convidados a aprimorar seus conhecimentos e técnicas na Banda Marcial Municipal.
Os alunos têm aulas com monitores específicos para cada instrumento e participam de aulas de teoria musical, aprendem a ler partituras e inúmeros outros conceitos como ritmo, dinâmica e afinação.
Já na parte coreográfica, os integrantes aprendem princípios de composição coreográfica, desenvolvem a coordenação motora, executam diversas coreografias com ou sem o uso de acessórios.
A banda tem regência de André Ricardo de Sousa, coreografia de Renata Rainatto e coordenação administrativa de Felipe Aguiar.
BANDAS E FANFARRAS
O programa bandas e fanfarras de São Caetano do Sul foi fundado em 2003 e todas as corporações contam com dois grupos distintos, que se completam.
O corpo musical é responsável pela execução das peças musicais, divididos entre sopro e percussão, e o corpo coreográfico é o responsável por executar movimentos de dança, com marcha e acessórios como bastão, bandeiras, bambolês, pompons entre outros.
O programa atende não apenas os estudantes das escolas, mas também abrange ex-alunos e toda a comunidade local. Para participar não é necessário saber tocar nenhum tipo de instrumento ou saber dançar, pois são oferecidas aulas gratuitas nas escolas.
Em 2019, são 20 corporações participantes, divididas em 6 Bandas Marciais e 14 fanfarras, 23 instrutores e coreógrafos e mais de 1.000 alunos envolvidos.
*VEJA A PROGRAMAÇÃO:
Sábado 2/11 – 10h
Abertura com a Bamascs (Banda Marcial Municipal);
Fanfarra da EME Vicente Bastos;
Fanfarra da EMEF Oswaldo Samuel Massei;
Fanfarra da EMEF Laura Lopes;
Fanfarra da EMEF Padre Luiz Capra;
Banda Marcial da EME Alcina Dantas Feijão;
Fanfarra da EMEF Eda Mantoanelli;
Fanfarra da EMEF Sylvio Romero;
Fanfarra da EMEF Olyntho Voltarelli Filho;
Fanfarra da EMEF Rosalvito Cobra;
Fanfarra da EMEF Senador Flaquer.
Domingo 3/11 – 10h
Abertura com a Bamascs (Banda Marcial Municipal);
Fanfarra da EMEF Décio Machado Gaia;
Fanfarra da EMEF 28 de Julho;
Fanfarra e Banda da EMEF Ângelo Raphael Pellegrino;
Fanfarra da EMEF Dom Benedito P. A. de Souza;
Fanfarra da EMEF Bartolomeu Bueno da Silva;
Banda Marcial da EMEF Luiz Olinto Tortorello;
Banda Marcial da EMEF Leandro Klein;
Fanfarra da EMEF Anacleto Campanella;
Banda Marcial da EMEF Elvira Paolilo Braido.
– Fonte, foto e texto: PMSCS
*COMPARTILHE: