Escola de São Caetano ganha Prêmio de Ecologia da Fundação Zoológico
O projeto “Separação e redução de resíduos na Escola Municipal de Ensino (EME) Professor Vicente Bastos”, elaborado pela professora Larissa Buratto Vasconcelos, da Escola de Ecologia de São Caetano do Sul, e aplicado na EME Professor Vicente Bastos, foi um dos três trabalhos selecionados para receber a premiação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, no âmbito do “Programa Zooescola: a Mata Atlântica como Instrumento de Ensino – edição 2019”.
A premiação aconteceu nesta quinta-feira (28/11), na própria escola.
Segundo a diretora da Escola de Ecologia, Sônia Maria Montini, o objetivo do projeto foi implantar um sistema integrado de separação de resíduos na escola, envolvendo todos os seus segmentos (Ensino Fundamental I e II, EJA, secretaria, professores, coordenação, direção, refeitório e serviços gerais). “Propusemos o projeto como um piloto. Isto é, como um modelo a ser sugerido para as demais escolas do município posteriormente”, disse a educadora.
As ações foram conduzidas pelos alunos do 7º ano. “Eles realizaram visitas a espaços de ensino não-formais, como etapas de preparação ao projeto: conheceram a Central de Triagem da Coleta Seletiva de São Caetano do Sul, a Escola de Ecologia de São Caetano do Sul e o Zoológico de São Paulo”, ressaltou Sônia.
Além das visitas pedagógicas, o projeto envolveu diversas atividades, como a criação de um mascote para o projeto (o “Super Recicle”); apresentação dos trabalhos desenvolvidos na Mostra Cultural; confecção de um painel para a divulgação do projeto na escola e a elaboração e apresentação de uma peça de teatro para as turmas do Ensino Fundamental I, além de atividades de conscientização promovidas para professores e funcionários.
– Fonte, foto e texto: PMSCS
*COMPARTILHE: