Feira de Artesanato e Gastronomia de São Caetano completa 20 anos
Criada em 2003, a Feira de Artesanato e Gastronomia de São Caetano do Sul apresenta sua nova turma de expositores selecionados para este ano.
Nesta sexta-feira (17), artesãos e culinaristas receberam suas credenciais em cerimônia no Teatro Santos Dumont, nas presenças do vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim e de vereadores.
São 42 profissionais das artes manuais e 15 de alimentação selecionados por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura. As atividades com os novos integrantes já iniciam neste domingo (19/3), das 9h às 17h, no Espaço Verde Chico Mendes.
“Por meio da Feira geramos mais postos de trabalho. Ao todo, são 57 famílias beneficiadas, com uma fonte de renda todo final de semana. Exaltamos também as artes manuais, afinal, temos o principal parque da cidade como vitrine. E a Feira proporciona ainda um intercâmbio com a população porque, no ano em que completa 20 anos, já está consolidada como parte da cultura de São Caetano do Sul”, declara o secretário de Cultura, Erike Busoni.
EXPOSITORAS
Para a publicitária e esteticista Cátia S. K. Yamaguchi, 46 anos, de São Caetano, que trabalha com vestuário em crochê e amigurumi, o interesse em participar da Feira surgiu como oportunidade de renda em seu tempo livre, aos finais de semana. “Como tenho filho em idade escolar, posso me dedicar a ele e produzir as peças para a Feira nos dias úteis”, explica. Cátia trabalha exclusivamente com artesanato há dois anos, quando teve de fechar as portas de seu salão de estética por conta da pandemia.
Andréia Kayo, 49, trabalha com pipocas gourmet artesanais doces e agridoces. Vive no Bairro de São João Clímaco, São Paulo, e participa pela segunda vez do edital. “Comecei a fazer pipoca em março de 2020, com a chegada da pandemia, vendendo na rua, de loja em loja, de porta em porta. A atividade então foi expandindo, fiz Instagram para expor o meu trabalho e criei minha marca. Hoje, ter um ponto fixo para trabalhar, ainda mais no principal e mais movimentado parque da cidade, aumentou muito o alcance da clientela e a divulgação da marca. Lá, as pessoas experimentam o produto, compram, fazem encomendas e indicam o meu trabalho”.
CRACHÁS
A entrega dos crachás, que contêm o nome, a foto do titular de cada barraca expositora, além de dados como a descrição do produto, técnica utilizada e matéria-prima, foi realizada no Teatro Santos Dumont. Na ocasião, os artesãos e culinaristas receberam cópias do regulamento da Feira e orientações gerais, como a disposição de vagas marcando a localização de cada barraca, horários de entrada e de saída dos expositores, entre outras.
Instituída pelo Decreto Municipal 8.828/2003, a Feira Permanente de Artesanato e Gastronomia de Culinária Tradicional ou Receita de Família é realizada aos fins de semana e feriados no Espaço Verde Chico Mendes.
Além das barracas com os produtos dos artesãos, alimentos e bebidas, há praça de alimentação para os pratos artesanais. O expediente é obrigatório aos domingos, das 9h às 17h (facultativo até as 20h). Aos sábados e feriados, pelo mesmo período, é opcional.
O valor arrecadado com a taxa sobre as barracas, estipulada pelo Decreto nº 11.800/2022, é revertido ao Fundo Municipal de Cultura.
Para outras informações: (11) 4233-8910 ou cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br.
Conheça a Agenda Cultural de São Caetano do Sul: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.
- Fonte, foto e texto: PMSCS
CADASTRE-SE! Receba Notícias, Informações, Dicas e Novidades sobre São Caetano do Sul.