Banco de Sangue de São Caetano necessita de Doações
A pandemia do coronavírus alterou a rotina de todo mundo, no mundo todo. O que não mudou foi a necessidade que os bancos de sangue têm para manter o estoque. Eles estão cada dia mais baixos por falta de doador.
Em São Caetano, as doações são feitas no Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, localizado na Rua Peri, 361, no Bairro Santa Paula.
A coleta é realizada de segunda a sábado, das 8h às 12h. Informações pelo telefone 4227-1083.
O Núcleo Regional de Hemoterapia pede, ainda, que os munícipes evitem fazer doações de sangue aos sábados, quando a demanda é maior. E, toda campanha de doação de sangue deve ser agendada com antecedência.
Conforme nota técnica do Ministério da Saúde, serão considerados inaptos para doação candidatos que foram infectados pela covid-19 por 90 dias após a completa recuperação; candidatos que tiveram contato com pessoas positivas pelo vírus estão inaptos por 30 dias.
DOCUMENTAÇÃO
Para doar sangue, a pessoa deve portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira Nacional de Habilitação); ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos); pesar acima de 50 Kg; estar em boas condições de saúde; estar alimentada, porém evitar refeições pesadas (gordurosas).
Quem fez tatuagem há mais de 1 ano ou possui diabetes Tipo II, sem uso de insulina, também pode doar. Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 1 ano. Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de um ano.
Traga cor à vida de quem precisa.
– Fonte, foto e texto: PMSCS