Toyoda: 1ª Família Japonesa em São Caetano do Sul
A história da imigração japonesa em São Caetano começou com Senjiro, Shizue e Keigo, membros da família Toyoda que, em 1926, vieram trabalhar no comércio local nas Louças Adelinas.
Em 1928, já com a família maior, por ocasião do nascimento, em 22 de abril de 1927, de Sumie Toyoda, a primeira nissei nascida em São Caetano, ocorre a mudança para uma casa da antiga rua Tupy (atual rua Tenente Antônio João).
O irmão de Senjiro, Minoru Toyoda, foi presidente da primeira instituição japonesa de São Caetano do Sul, criada na década de 1930: a Sociedade Esportiva e Cultural dos Nisseis de São Caetano.
Até hoje, a comunidade japonesa e seus descendentes são atuantes na cidade em diversas áreas. Para preservação da cultura e assistência mútua, eles se reúnem em associações presentes na cidade.
A instituição mais atuante no municípioéoClube Recreativo Esportivo Gonzaga Nipo-Brasileiro, cuja administração está a cargo da Associação Bunka São Caetano (ou Associação NipoBrasileira de São Caetano) há mais de 10 anos.
*Na foto 1: Família Toyoda, a pioneira de origem nipônica estabelecida em São Caetano. Senjiro e Shizue Toyoda com os filhos Keigo e Sumie, a primeira nissei nascida na cidade. Foto de 15 de agosto de 1927
*Na foto 2: Dona Shizue Toyoda (nascida em 14 de abril de 1902). À sua esquerda a filha Sumie Kohara, o neto Issao Kohara e a outra filha Etsuko Toyoda, à direita.
– Fotos: Acervo Família Toyoda
– Fonte: Revista Raízes / Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul
COMPARTILHE: